Nossa História

Quem somos

Somos uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), que tem como missão acolher e prestar o cuidado que o idoso necessita, garantindo a ele bem-estar e qualidade de vida. A instituição segue as premissas da lei, atendendo idosos com +60. Atuando há mais de 27 anos no cuidado da pessoa idosa.

Histórico da Casa

A história do Lar Santa Maria da Paz começou em 1910, com a vinda das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus de Curitiba – PR, para dar início a obra de um hospital asilo, como não obtiveram recursos elas retornaram ao PR. Em 1918, as Irmãs da Divina Providência deram início às atividades do Colégio Espírito Santo e a formação de noviças. 

O colégio funcionou entre os anos de 1972 a 1973 quando as atividades do colégio foram encerradas e a estrutura foi vendida para quatro médicos. Em 1991 a Irmã Terezina, percebendo a necessidade latente e solicitação dos moradores locais para que houvesse um local adequado para acolher pessoas idosas e carentes buscou ajuda financeira e, junto da comunidade, fundaram o CAES (Centro Assistencial Espírito Santo). 

Para que fosse possível a aquisição do imóvel, houve ajuda de diversas empresas da região e também do poder público municipal e estadual e quando a obra estava em andamento começaram a busca por alguma congregação que pudessem executar e gerir a obra. 

Então, em 1995, as Irmãs da Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, formada por religiosas vindas da Espanha, passaram a administrar a instituição. Elas trabalhavam exclusivamente com acolhimento de pessoas idosas de toda a região. 

Por 18 anos as Irmãs gerenciaram as atividades de atendimento aos idosos, porém em setembro de 2013 elas enviaram uma carta às autoridades municipais e a Igreja informando sua saída da administração da entidade. Em abril de 2014 a Associação Casa Irmã Dulce assumiu o comando do Lar, sendo assinado contrato de comodato por 30 anos entre CAES e Associação que passou a gerenciar a instituição até os dias atuais. 

A Instituição oferece aos idosos vários tipos de oportunidades e entretenimentos. Entre eles, destacamos: aulas teóricas e práticas em artes em madeiras, através de duas instrutoras voluntárias, também aulas de alfabetização; aulas teóricas e práticas em artes de pinturas em tecidos, através de duas voluntárias; eventos de diversão e de entretenimentos todos os sábados, proporcionados por três grupos de interação, incluindo lanche com café; projeto de habilidades de estudos, em parceria com o SESC de Tijucas, para todos os idosos; e Cão terapia em parceira com o Corpo de Bombeiros de Tijucas. 

A Associação também realiza projetos sociais em sua comunidade, destacando-se os seguintes: empréstimo para a comunidade de cadeiras de rodas, camas hospitalares, muletas, auxiliares e outros itens ortopédicos; trocas destes mesmos equipamentos com outras instituições, caso não estejam em usos, para não deixar de atender a quem necessita; doações de roupas para entidades que fazem trabalhos sociais, tais como: Casa Lar de Tijucas-SC, Aldeia Indígena em Biguaçu-SC e Imigrantes Haitianos em Tubarão-SC; e doações de alimentos não perecíveis e roupas excedentes para a comunidade Bethânia, Comunidade Terapêutica São Lourenço, Hospital São José de Tijucas, Orianópolis e para o Projeto FIA do Centro Assistencial Espírito Santo.

Missão:

Acolher e garantir assistência material, moral, social e espiritual aos idosos carentes sem distinção de crença, raça, sexo, cor ou nacionalidade. Assegurando sua autonomia física e mental.

Visão:

Ser uma instituição de referência no Brasil como o melhor lugar para se viver e trabalhar.

Valores:

Credibilidade; Qualidade; Respeito; Responsabilidade e Sustentabilidade.

Conheça quem faz acontecer

Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo

Luiz Carlos Santana Filho – Presidente

Romeu Gomes Mendes – Vice Presidente

Tainá Terezinha Coelho – 1ª Secretária

Paulo Luiz Sonego – 1º Tesoureiro

João Paulo Santana – 2º Tesoureiro

Conselho Fiscal

Inês Benatti

Conselho Consultivo

Arlete Laguna Zótico

Transparência

Transparência é uma necessidade de nos comunicarmos de forma objetiva e clara com nossos funcionários, sociedade civil e nossos parceiros, além de reforçar nosso alinhamento com normas nacionais e internacionais de compliance e reforçar nossa adesão aos ODS da ONU, principalmente, o ODS 16 que visa “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

 

Nosso Lar, nossa História,
nossa Paixão

Nossa história contada através de registros que despertam sorrisos,
satisfação e principalmente refletem o nosso propósitos.

Graus de Dependência

Grau de dependência I

Idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de auto-ajuda. 

Todosesses idosos se enquadram nos requisitos de ingresso da instituição, exceto portadores de doenças contagiosas e de elevado grau de comprometimento e risco, ocasionando deslocamentos para tratamentos externos por exemplo.

Grau de dependência II

Idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária tais como:

alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.

 Os idosos que se enquadram nesse grau de dependência, serão avaliados caso à caso.  

Somente serão admitidos no Lar Santa Maria da Paz quando sua limitação não trouxer prejuízo ao fluxo de rotina da instituição.

Grau de dependência III

Idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo. Os idosos que se enquadram nesse grau de dependência não são perfis para ingresso na instituição.