Nosso Blog

Moda circular: como é, como funciona e dicas para começar..

Visando o consumo consciente, processos facilitados e a vida útil das roupas e acessórios, em 2014, houve a primeira aparição do termo “Moda Circular”. Vamos entender o que significa essa palavrinha?

Qual o conceito de Moda Circular?

A Moda Circular, também conhecida por moda consciente, descreve as empresas e pequenas iniciativas que repensam a forma de produção de roupas e acessórios. Dentro desta modalidade, repensamos a forma de uso, produção e reutilização.

Um dos objetivos desse setor da moda é preservar e aumentar o capital, otimizar a produção de recursos e fomentar a eficácia dos processos.

Primeira vez que o termo foi usado:

A primeira aparição desse termo foi na primavera de 2014, um momento em que o termo sustentabilidade estava presente na pauta de agendas políticas e ambientais na Europa. Uma das precursoras foi Anna Brismar, chefe e dona da empresa de consultoria sueca Green Strategy, que a apresentou em um projeto para organizar um evento sobre moda sustentável em Estocolmo, além da equipe de sustentabilidade da cadeia de lojas, também sueca, H & M.

Dicas para praticar a moda circular:

  • Tenha conhecimento sobre cada cadeia de suprimentos;
  • Seja transparente e exija a transparência dos seus fornecedores;
  • Forme parcerias de longo prazo com fornecedores para que possam trabalhar juntos em melhorias;
  • Faça escolhas inteligentes e sustentáveis de matérias-primas;
  • Trabalhe em colaboração com outras marcas e empresas;
  • Seja inovador em suas escolhas (materiais, embalagens, modelos de negócios);
  • Fortaleça o laço com seus consumidores.

Benefícios da moda circular para sua empresa:

Empreendedores e empresas que investem na moda circular desfrutam de diversos benefícios, dentre eles estão:

1. Economia de recursos:

Água e energia são utilizadas de maneira a evitar desperdícios. Também há reaproveitamento de materiais, como tecidos e insumos, além de outras iniciativas que, no fim das contas, promovem uma redução significativa nos seus custos de produção.

2. Atuação mais alinhada aos valores sustentáveis:

Uma pesquisa sobre sustentabilidade lançada pelo Capterra mostrou que 78% dos consumidores são influenciados pela sustentabilidade na hora de comprar. Mas, como assim?

Hoje em dia muitos clientes fazem suas compras de forma online, os valores que eles pagam num produto que respeita a sustentabilidade é considerado justo para os clientes atualmente.

Com tudo isso, é possível dizer que comprar produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente é um ponto fortemente observado pelos clientes hoje em dia. 

3. Melhora a imagem da marca:

Como comentamos, uma das prioridades dos consumidores será comprar de empresas comprometidas com ações que visam mudanças na dinâmica socioambiental. Dessa forma, os negócios focados em reduzir os impactos ao meio ambiente acabam ganhando a preferência dos compradores.

Brechó X  Moda circular:

Os brechós são ótimos exemplos de economia circular na moda, isso porque entre os benefícios do modelo se destacam menor impacto ambiental. Diferentemente da indústria da moda que produz sem cessar prejudicando o meio ambiente.

Como o brechó pode ajudar com a moda sustentável?

Você já comprou num brechó? Se sim, saiba que já contribuiu com o meio ambiente 🙂

O brechó tem uma função muito importante na moda sustentável, lembra que falamos das roupas irem parar no aterro sanitário? Pois bem, o fim é esse mesmo, mas antes disso sempre temos duas opções ao desapegar de uma roupa antes de jogá-la no lixo: vender ou doar.

Todo esse processo de reaproveitamento, podemos caracterizar como reciclagem, ou seja, comprar num brechó uma roupa já usada evita o desgaste que a fabricação de roupas traz ao meio ambiente.

A roupa já está pronta, dessa forma você aumenta o ciclo de vida da roupa e evita que ela vá parar nos aterros tão rápido, prejudicando o meio ambiente. Entende?

Conheça o brechó: Lar Santa Maria da Paz

Através de Projetos aprovados via Fundo Municipal do idoso, podemos no ano de 2022 reformar integralmente o Brechó da instituição, entregando ao cliente um ambiente climatizado, organizado e harmonioso de estar.

O Brechó fica localizado na Rua Coronel Buchelle, ao lado da capela da instituição. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 13:30 às 18:00, e todo primeiro sábado de cada mês das 08:00 ás 13:00, sem fechar para o almoço.

Toda roupa que está à venda no brechó , são roupas que vieram através de doações da comunidade, as mesmas passam por um processo de curadoria e cuidados de higiene e após isso são colocadas à venda, com um preço amigo onde todos têm a oportunidade de adquirir peças de qualidade a um preço justo. O Brechó vende também calçados, acessórios e roupas de camas.

Quem quiser acompanhar as promoções e novidades que chegam diariamente pode acessar nosso Instagram Instagram- Lar Santa Maria da Paz.

Faça parte dessa corrente do bem, comprando ou doando, você ajuda nossos idosos e o meio ambiente.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Graus de Dependência

Grau de dependência I

Idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de auto-ajuda. 

Todosesses idosos se enquadram nos requisitos de ingresso da instituição, exceto portadores de doenças contagiosas e de elevado grau de comprometimento e risco, ocasionando deslocamentos para tratamentos externos por exemplo.

Grau de dependência II

Idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária tais como:

alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.

 Os idosos que se enquadram nesse grau de dependência, serão avaliados caso à caso.  

Somente serão admitidos no Lar Santa Maria da Paz quando sua limitação não trouxer prejuízo ao fluxo de rotina da instituição.

Grau de dependência III

Idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo. Os idosos que se enquadram nesse grau de dependência não são perfis para ingresso na instituição.