Desenvolvimento sustentável compromisso de todos

Sustentabilidade é um conceito que vem ganhando a cada dia mais visibilidade. Isso ocorre, também, porque o planeta está chegando em um nível de comprometimento de suas capacidades de equilíbrio, impactando de forma desastrosa na vida das pessoas, da flora e da fauna mundial. Lembrando que o conceito “desenvolvimento sustentável” desenvolvido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento presidida pela Gro Harlem Brundtland, em 1987, definiu como desenvolvimento sustentável “aquele que atende às necessidades presentes, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades”.

Sustentabilidade, portanto, é um tema amplo que envolve de forma indissociável os pilares econômico, social e ambiental. Entendê-la de forma desmembrada comprometeria a possibilidade de uma ação ampla capaz de assegurar sua implementação. A partir de 2015 a Organização das Nações Unidas (ONU) criou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que tem por objetivo sensibilizar as pessoas para uma mudança radical visando acabar com a pobreza, a violência em suas diversas dimensões, proteção do meio ambiente garantindo que todos possam ter o direito assegurado de paz e prosperidade. 

A consultora do Sebrae/SC na área da Sustentabilidade, Tainá T. Coelho, explica que os ODS são um conjunto de 17 objetivos, integrados e indivisíveis, divididos em 169 metas de fácil compreensão. Os ODS podem ser adotados de acordo com as prioridades de cada país, empresa, instituição ou sociedade civil numa construção coletiva por um mundo sustentável. 

Ainda explica que no caso das empresas a ONU, em 2000, criou o Pacto Global que é considerado o maior acordo de cooperação corporativa do mundo. Suas ações estão alinhadas com 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. As empresas que fazem parte desse Pacto são importantes impulsionadores de mudanças de prática e na adesão dos ODS. A consultora informa que os ODS são uma oportunidade de mudança de mindset para empresas que podem inovar em seus processos e produtos, crescer pelo exemplo de responsabilidade social e ambiental obtendo vantagem competitiva em relação aos demais empresários que ainda não aderiram às práticas sustentáveis.

A Associação Casa Irmã Dulce, ou como é mais conhecida, Lar Santa Maria da Paz aplica em seu dia-a-dia Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No momento está captando recursos para desenvolver o projeto Instalação do Sistema Fotovoltaico reforçando seu compromisso com uso de energia renovável. Convido a conhecer o projeto que pode ser financiado por pessoas jurídicas e físicas, também através da destinação de parte do imposto de renda devido. 

Confira os dados do fundo que a instituição está apta a captar recursos através da destinação de parte do imposto de renda devido:

CONTA DO FUNDO DO MUNICIPAL DO IDOSO DE TIJUCAS:
CNPJ: 26.708.668/0001-81
Caixa Econômica Federal
AG:1795
C/C:71.001-1
0P:6
Presidente do Conselho Municipal do Idoso: Maria Edésia Silva Varga
Contato do Fundo: 3263 57 56

© Copyright 2021 LAR. Todos os direitos reservados