Nosso Blog

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO

Diante do novo retrato populacional desafios novos surgem e exigem uma mudança e resposta que atenda a esse cenário. Historicamente, no Brasil, há uma invisibilidade do envelhecimento, reconhecer o problema é ponto de partida para discutir esse problema e promover mudanças estruturais mesmo em ambientes resistentes a mudança. Envelhecemos e a velhice ativa, autônoma, integrada, digna e participativa é um direito garantido no Estatuto do Idoso, Lei n. 10.741/2003, na Política Nacional do Idoso, Lei n. 8.842/1994 e na Magna Carta de 1988, art. 230.

Em nossa instituição os idosos contam com atividades que trabalham a mente e o corpo. As atividades acontecem de acordo com o interesse do idoso e o seu grau de dependência, proporcionando a ele bem estar e envolvimento com os demais idosos. A atividade de alfabetização surge como uma opção de incentivar aqueles idosos que não tiveram a oportunidade de se alfabetizarem. Como método e didática específicas estimula os idosos e orienta os processos de ensino e aprendizagem.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Graus de Dependência

Grau de dependência I

Idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de auto-ajuda. 

Todosesses idosos se enquadram nos requisitos de ingresso da instituição, exceto portadores de doenças contagiosas e de elevado grau de comprometimento e risco, ocasionando deslocamentos para tratamentos externos por exemplo.

Grau de dependência II

Idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária tais como:

alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.

 Os idosos que se enquadram nesse grau de dependência, serão avaliados caso à caso.  

Somente serão admitidos no Lar Santa Maria da Paz quando sua limitação não trouxer prejuízo ao fluxo de rotina da instituição.

Grau de dependência III

Idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo. Os idosos que se enquadram nesse grau de dependência não são perfis para ingresso na instituição.